CEO do ShapeShift: DeFi, não Bitcoin, é a „coisa mais cifrada“ em criptográfico

Há muitos segmentos da indústria de criptografia que não respeitam o ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) do Ethereum.

Referindo-se a „jogos de dinheiro“ populares como Yam, Ampleforth, e outros, estes críticos argumentam que estes são apenas sistemas criados para permitir que os infiltrados lancem lentamente o capital dos compradores de varejo. Outros dizem que este espaço é apenas um desastre à espera de acontecer, referenciando como cada protocolo está ligado entre si, agravando os riscos tecnológicos e econômicos.

Mas o chefe executivo do ShapeShift pensa que estes críticos podem estar perdendo o ponto. Ele afirmou recentemente que a DeFi é a coisa mais „cypherpunk“ que acontece no espaço de criptografia de moedas.
Olhando além dos inhames e unicórnios, a DeFi é a „coisa mais cifrada que acontece no espaço criptográfico“.

Erik Voorhees, o fundador libertário de longa data da troca criptográfica Shapeshift, pensa que as trocas descentralizadas da DeFi e os mercados monetários descentralizados são „a coisa mais cifrada que está acontecendo na criptografia neste momento“.

„Quando você olha além dos inhames, unicórnios e referências de jardinagem bonitas, você descobrirá que as trocas descentralizadas e os mercados monetários em particular são a coisa mais „cypherpunk“ que está acontecendo em criptográfico neste momento“.

Ele está referindo especificamente como qualquer pessoa pode mudar entre ativos e obter empréstimos ou fornecer capital para ser emprestado, tudo com o clique de alguns botões, ao contrário do processo árduo que as instituições financeiras tradicionais imporiam a seus clientes.

„Vá experimentar o Uniswap. Troque algum ETH por DAI. Mais avançado: deposite ou em um pool de liquidez. Ainda mais avançado: adquira algum cDAI que ganhe juros. Observe o número de bancos e cheques de identidade envolvidos. É mágico“.

Além de tudo isso, a DeFi está emergindo como um segmento chave da revolução Bitcoin e crypto à medida que o dinheiro fiat está sendo rebaixado, explicou Voorhees, fazendo com que seja uma espécie de timing perfeito como isto está acontecendo.

Uma indústria em expansão

Parece que os usuários estão tomando conhecimento do propósito fundamental e da premissa da DeFi.

A Flipside Crypto informou em 13 de outubro que „300 milhões de dólares de ETH e WETH são enviados diariamente para aplicações financeiras descentralizadas e trocas, contra 156 milhões de dólares para as centralizadas“. Ou seja, a DeFi está começando a ultrapassar as plataformas criptográficas centralizadas devido ao espaço que encontra um ajuste produto-mercado.

Santiago R Santos, sócio da DeFi-centric crypto fund Parafi Capital, destacou recentemente cinco outras tendências mostrando que este espaço está alcançando „velocidade de fuga“. Estas incluem mas não estão limitadas a MetaMask atingindo um milhão de usuários ativos mensais, a quantidade de moedas estáveis em circulação passando de US$ 20 bilhões, e a escalada do Ethereum acontecendo.